
O Caráter obediente em Cristo
Mateus 26.39
“_Indo um pouco mais adiante, [Jesus] prostrou-se com o rosto em terra e orou:_
_- Meu Pai, se for possível, afasta de mim esse cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como Tu queres._”
Temos inúmeros exemplos de obediência descritos na Palavra (Noé, Daniel, Jó, Abraão), e todos eles mostram homens dedicados a obedecer o que Deus lhes ordenava. Mas quando se trata de obediência, não há exemplo melhor do que o próprio Cristo.
Em um de seus últimos momentos antes da crucificação, Jesus leva os seus discípulos para o Getsêmani e se retira para orar. Nessa oração, Ele traz ao Pai toda a angústia e tristeza que estava sentido em seu coração - mostrando isso também aos seus discípulos (v.38).
Uma das principais características de Cristo é exatamente essa: total obediência à vontade do Pai. Quando Ele pede pra que seja afastado o cálice, a sua vontade é de não precisar passar pelo sofrimento que Ele sabia que estava prestes a enfrentar. Mesmo assim, seu pedido é para que seja feita a vontade do Pai em detrimento de sua própria.
A Cruz é prova concreta do caráter obediente de Cristo. O que o sacrifício de Jesus revela quando Ele olha para os céus e diz “Está consumado” é completa submissão e obediência à vontade do Pai.
E esse é o convite que se estende a cada um de nós: uma obediência plena e completa ao que Deus ordena sobre as nossas vidas, assim como Cristo, que mesmo sendo atacado por mentiras, permaneceu como ovelha muda ao matadouro (Rm 8.36) e enfrentou a Via Dolorosa, o que é reflexo de uma vida de intimidade que reverbera obediência.
Autor: Oscar Souza
Categoria: vida cristã