
Segunda, dia 03: Tá com tudo ou nada?
Chegamos no dia 3 da nossa viagem missionária, não tenho dúvidas que o Senhor já deve ter trabalhado algo no seu coração por isso antes de começarmos o nosso devocional no dia de hoje gostaria de te convidar a fazer essa oração:
"Senhor muito obrigado por esse dia e pela oportunidade de estar nessa viagem missionária para falar sobre o teu amor. Quero te entregar esse dia para que possamos ser instrumentos teus e façamos a tua vontade tanto aqui em Rio Negro, quanto em todos os nossos ambientes, essa é a minha oração, no teu nome te louvo e agradeço, AMÉM!"
Talvez você já tenha feito uma oração parecida hoje, quando acordou ou antes mesmo de comer, nós temos esse costume de sempre entregar as coisas para Deus antes mesmo delas acontecerem, porque temos o entendimento que ele está no controle de tudo e a vontade de dEle é “boa perfeita e agradável” (Romanos 12:2).
Um exemplo claro é famoso são os jogadores de Futebol antes de entrar em campo no vestiário recitando o Pai nosso:
⁹ "Portanto, orem da seguinte forma:
Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome.
¹⁰ Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Mateus 6:9 -10
E nesse caso quando falamos isso principalmente no âmbito mais “competitivo”, ou quando estamos passando por algo importante: Um campeonato, prova, processo seletivo, fazemos essa oração que é muito linda e com uma forte mensagem. Mas te pergunto quantas vezes acreditamos de verdade quando falamos isso?
Ano passado estava de férias da faculdade e me sentia extremamente bem: Estabilidade no meu emprego, saúde, tudo dando certo na faculdade e meu relacionamento com Deus estava ótimo. Então em agosto antes das minhas aulas voltassem fui gastar um tempo orando, e disse a frase “Eu entrego isso nas tuas mãos, e que seja feita a sua vontade”.
O 'Que aconteceu depois disso? 3 dias depois sofri um acidente e acabei quebrando a minha perna, durante esse período que eu coloquei em oração: Passei por 2 cirurgias, por muito pouco quase tranquei a faculdade, isso faria eu perder meu emprego e atrasaria 1 ano para me formar, passei 2 meses sem colocar o pé no chão.
Com toda certeza isso não fazia parte na minha cabeça do “Seja feita a sua vontade”, isso revelou algo no meu coração: só confiava quando tudo estava dando certo. Mas a dependência só aparece quando perdemos o controle.
Temos o costume de achar que dependemos de nós mesmos, que precisamos sempre ser os mais independentes o possível. No fim dependemos de quem pode fazer mais do que nós, de quem tem controle sobre o que é maior do que fazemos.
Quando falamos de dependência também falamos sobre confiança, é sobre confiar mesmo sem saber, depender do Senhor é ter fé nos planos dEle, não nos nossos.
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.”
Provérbios 3:5–6
Seguir Jesus nunca foi “tudo sob controle”.
Quantos discípulos acabaram morrendo por pregar o evangelho, quantos personagens da Bíblia passaram por situações extremamente tensas e difíceis mas confiaram no Senhor. Viver uma vida entregue a Deus é sobre renunciar todas as coisas, independe de ter tudo ou nada, que tenhamos o Ele no controle de todas as coisas.
“A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos. Pela fé, Abraão obedeceu quando foi chamado para ir à outra terra que ele receberia como herança. Ele partiu sem saber para onde ia. E, mesmo quando chegou à terra que lhe havia sido prometida, viveu ali pela fé, pois era como estrangeiro, morando em tendas. Assim também fizeram Isaque e Jacó, que herdaram a mesma promessa.”
Hebreus 11:1, 8-9
Talvez você esteja em um momento que você precisa entregar algumas coisas para Deus, te convido a fazer isso sabendo que independente do que aconteça .
“Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”
1Tessalonicenses 5:187
“Em seguida, Jesus entrou no barco, e seus discípulos o acompanharam. De repente, veio sobre o mar uma tempestade violenta, com ondas que cobriam o barco. Jesus, no entanto, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salve-nos! Vamos morrer!”. “Por que vocês estão com medo?”, perguntou ele. “Como é pequena a sua fé!” Então levantou-se, repreendeu o vento e o mar, e houve grande calmaria. Os discípulos ficaram admirados. “Quem é este homem?”, diziam eles. “Até os ventos e o mar lhe obedecem!””
Mateus 8:23-27
Assim como com os discípulos estamos com o Senhor em todo tempo e o ponto não é se a tempestade vem ou não. É que depender de Deus não é sobre ter tudo ou nada. É sobre saber que, tendo tudo ou nada, temos Ele.
Hoje o convite é simples: Não faça só uma oração bonita. Faça uma entrega real e confie nEle!
Ore se você realmente confie tanto no Senhor quando as águas estão tranquilas, quanto quando a tempestade chegar.
Autor: Pedro Budal
Autor: PH Rangel
Categoria: fé