
Voz da Esperança
João, o apóstolo, traz uma passagem bastante significativa sobre a identidade e missão de João Batista. Quando questionado sobre quem ele era, João Batista respondeu: "Eu sou a voz do que clama no deserto" (João 1:23). Esta afirmação não apenas define a missão de João como precursor de Jesus, mas exemplifica a clareza que todos deveriam ter sobre sua própria identidade e propósito.
A Bíblia está repleta de momentos em que Deus se revela aos seus líderes, começando com Adão, passando por Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, até chegar a Moisés, a quem Deus se apresenta como "o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó". Isso mostra que Deus constantemente se faz conhecer e nos chama a uma missão específica.
No evangelho de João, vemos que João Batista sabia exatamente quem ele era e qual era a sua missão. Essa certeza vem do entendimento de que a sua voz deveria preparar o caminho para a chegada do Messias. E assim, João Batista não se apresenta como o Messias, mas como uma voz que clama no deserto, trazendo uma mensagem de arrependimento e batismo nas águas, preparando o povo para receber Jesus.
Todos nós temos uma voz que precisa ser ouvida em nossa geração. Seja na área de negócios, medicina, tecnologia ou qualquer outro campo, somos chamados a ser a extensão de Deus na Terra. Nossa vida deve refletir Suas intenções e propósito divino, sendo uma luz para aqueles ao nosso redor, assim como Ester foi para seu povo, salvando-os em um momento crucial.
Há uma unção sobre cada um de nós para amplificar a voz de Deus. Assim como um microfone amplifica a voz de quem fala, nós podemos ser canais que amplificam a palavra e a presença de Deus em diferentes esferas da sociedade. "Pois Davi, tendo servido à sua própria geração conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi sepultado junto aos seus pais e viu corrupção" (Atos 13:36). Este versículo nos convida a refletir sobre como estamos servindo nossa geração conforme a vontade de Deus.
Através de um encontro com Deus, como aconteceu com Paulo, podemos redefinir nossos caminhos e servir verdadeiramente nossa geração. Se antes de encontrar Deus Paulo perseguia cristãos, após o encontro, seu zelo foi transformado e ele se tornou um dos maiores apóstolos do Cristianismo.
Que possamos todos ouvir o chamado de Deus para nossas vidas e sermos a voz de esperança em nossa geração. Uma voz que aponta para a verdade, que inspira e que leva muitos a um encontro com o Criador.
## Reflexão
- Você tem clareza sobre qual é seu papel e propósito na sua geração?
- Como você está amplificando a voz de Deus através de suas ações e palavras?
- Em que áreas da sua vida profissional ou pessoal você pode ser uma voz de esperança?
- Como a história de João Batista te inspira a encontrar e cumprir seu chamado?
Categoria: esperança