
Ser Sábio ou Insensato?
O mundo, muitas vezes, valoriza uma sabedoria que é superficial e passageira. Contudo, nas Escrituras, encontramos uma compreensão mais profunda sobre o que significa verdadeiramente ser sábio ou insensato. Em 1 Coríntios 3:18-19, Paulo nos alerta: "Que ninguém se engane. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se 'louco' para se tornar verdadeiramente sábio. Pois a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus". Este paradoxo bíblico nos convida a abandonar a sabedoria mundana e abraçar a sabedoria de Deus, que é eterna e pura.
Um exemplo pessoal dessa sabedoria bíblica pode ser observado na vida de uma pessoa que busca continuamente o reconhecimento e a riqueza, acreditando que estas são as chaves para o sucesso. No entanto, como a história do rico insensato em Lucas 12 mostra, esse acúmulo de riquezas sem um foco no divino acaba em tragédia. Ele preparou tudo para uma aposentadoria confortável, mas ignorou a preparação para a eternidade. Quando a morte o surpreende, ele é chamado de "insensato" pelos céus.
A Bíblia também fala sobre outros tipos de insensatos, como aqueles que zombam dos padrões de Deus ou que vivem sem reconhecer sua presença, como se fossem ateus práticos. Em Provérbios 14:9, é ressaltado: "Os tolos zombam da expiação, mas entre os retos a boa vontade é favorável". A sociedade pode rir de quem segue a Palavra de Deus como sendo antiquado ou simplista, mas essas são as pessoas que detêm a verdadeira sabedoria.
A reflexão central está em identificar se estamos sendo insensatos aos olhos de Deus ou se, pelo contrário, estamos dispostos a ser considerados "loucos" pelo mundo ao seguir os preceitos divinos. Aceitar Cristo pode significar ridicularização, rejeição e até perseguição, mas a promessa é de uma vida eterna em comunhão com o Criador.
Aquele que escolhe a sabedoria de Deus sobre a sabedoria do mundo está, na verdade, fazendo a escolha mais sábia de todas. Os que buscam esta sabedoria são chamados sábios em Provérbios 1:7: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os tolos desprezam a sabedoria e a disciplina".
Todos precisam escolher. Continuar acumulando tesouros na terra, que são passageiros, ou começar a juntar tesouros no céu, que são eternos. "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:21). Se o coração está em Cristo, as demais coisas são acrescentadas.
Ao final da nossa jornada, o tipo de "insensatez" que abraçamos definirá nosso destino eterno: somos insensatos aos olhos de Deus ou estamos prontos para sermos "loucos" por amor de Cristo?
Reflexão
- Como você define a verdadeira sabedoria em sua vida?
- Existe algo que o mundo considera "louco" em sua busca por Cristo que você está hesitando em abraçar?
- O que significa para você acumular tesouros no céu?
- De que forma a sabedoria de Deus desafia os padrões deste mundo em seu cotidiano?
Categoria: sabedoria