
Ressurreição Espiritual
No coração do parque ecológico de Indaiatuba, histórias de espiritualidade emergem enquanto pessoas compartilham suas experiências espirituais e dúvidas. Algumas estão satisfeitas, outras em busca de respostas. Essa busca incessante nos lembra da essência da espiritualidade segundo as Escrituras: fomos criados para ter um relacionamento íntimo com Deus, mas o pecado introduziu um vazio que somente Ele pode preencher.
Desde o início, como em Gênesis 3, vemos que nosso propósito é andar com Deus. Adão andava com Deus no frescor do dia, uma imagem bela de comunhão. Porém, esse contato foi rompido, e agora, carregamos um vazio espiritual. Isso é notável quando vivemos esperando por algo, como o fim de semana, mas ainda sentimos que falta algo.
C. S. Lewis reiterou: "Nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Ti." Esta inquietação indica que buscamos preencher nosso vazio com espiritualidade vazia, mas somente Jesus oferece a verdadeira satisfação. Portanto, espiritualidade verdadeira se encontra no relacionamento com Jesus Cristo.
Em Mateus, Jesus é visto ensinando sobre as bem-aventuranças, mostrando que seus seguidores, transformados internamente, são o sal e a luz do mundo. Aqueles que ouvem Suas palavras, como ensinado em Mateus 7, e as praticam, são comparados a um homem sábio que constrói sua casa sobre a rocha firme. Tempestades virão, mas a casa permanecerá de pé pois foi construída em terreno sólido.
Dentro da reflexão prática, aprendemos que a transformação espiritual não vem do acúmulo de informações, mas do seguimento dos ensinamentos de Jesus. Sabemos que conhecer sobre Jesus sem segui-lo é um engano. A verdadeira sabedoria e crescimento espiritual vêm quando praticamos o que ouvimos, quando vivemos de acordo com as palavras de Jesus.
Assim, o crescimento espiritual a partir do ensino prático se resume em conhecer a verdade de Jesus e aplicá-la em nossas vidas. Amar a Deus de todo o coração e amar nosso próximo são ações essenciais que Jesus destacou. O convite é não somente saber, mas obedecer.
Ao caminharmos com Jesus, somos convidados a andar com Ele em cada aspecto de nossa vida, desde o modo como tratamos nossas famílias até como lidamos com as dificuldades cotidianas. Não é sobre saber mais, mas sobre viver de forma que nossas atitudes reflitam o amor e a graça de Cristo. Que possamos confiar em Jesus o suficiente para segui-Lo e praticar Suas instruções, pois tudo muda quando estamos verdadeiramente em Jesus.
Reflexão
- Você já se sentiu como alguém que busca respostas, mas encontra um vazio espiritual? Como isso reflete sua relação com Deus?
- O que significa para você construir sua vida espiritual sobre a "rocha", conforme ensinado por Jesus?
- De que maneira você pode aplicar os ensinamentos de Jesus mais concretamente em seus relacionamentos e nas escolhas diárias?
Categoria: espírito