
Repense a Espiritualidade
A espiritualidade, um tema comum entre muitos, reflete a necessidade intrínseca do ser humano de buscar significado e paz interior. O vídeo gravado no parque ecológico de Indaiatuba revelou diversas percepções das pessoas sobre o que significa ser espiritual. Para uns, é uma vibração que Deus proporciona. Para outros, é um conjunto de práticas, como orar e ler a Bíblia diariamente. No cerne dessa busca está o amor, um amor mais profundo e alinhado com o propósito divino.
A jornada espiritual não é sobre fazer mais ou saber mais, mas sobre amar melhor. Como afirmou James Smith, seguir a Jesus significa aprender a amar. O amor é a força motriz que justifica as ações e escolhas. Essa ideia tem raízes em Gênesis, onde fomos criados para amar Deus, mas o pecado distorceu essa rota, fazendo-nos amar mais as criações que o Criador.
Crescer espiritualmente é um convite para deixar-se ensinando por Jesus, que nos matricula na escola do amor. Essa perspectiva reorienta a visão tradicional que enfatiza o esforço humano como principal responsável pelo crescimento espiritual. Como João 15:5 destaca, sem Jesus, nada podemos fazer. A união com Cristo, é a raiz que nutre nosso crescimento.
A prática das disciplinas espirituais, como a leitura da Bíblia e a oração, nos aproxima desse amor. 1 Pedro 2:2 diz para desejarmos a palavra de Deus como um bebê deseja o leite materno, pois ela nos faz crescer e experimentar plenamente a salvação. A oração, como mencionado em Mateus 6:6, é um espaço de intimidade e segredo com o Pai, onde se encontra a recompensa genuína.
Por isso, na busca por uma espiritualidade verdadeira, que se manifeste em amor, Jesus nos chama para uma prática que seja prazerosa e não apenas uma obrigação. Como podemos perceber, uma espiritualidade focada no amor transforma e nos livra do ciclo de esforço e conhecimento como fim em si mesmo. Em vez de buscar fazer mais ou saber mais, que possamos aprender a amar mais, centrando a nossa espiritualidade em Jesus, a videira que nos sustenta e faz com que produzamos frutos.
Pode-se aplicar essas lições na vida cotidiana reservando tempo para a leitura bíblica e a oração, reconhecendo que ambas são fontes de saúde espiritual. Desafie-se a amar mais e melhor, compreendendo que o relacionamento com Cristo é o verdadeiro caminho para o crescimento espiritual.
A mensagem essencial aqui é que a união com Cristo é a força que nos move a amar de maneira verdadeira. Este vínculo não só nos transforma, mas também nos permite experimentar a plenitude da vida que Deus planejou para cada um de nós.
Categoria: fé