
Pensando, Falando e Vivendo em Cristo
No trecho da Epístola aos Efésios, somos convidados a resgatar uma perspectiva de eternidade, olhando para a vida com um enfoque não terreno e temporal, mas celestial e eterno. Efésios fala do propósito eterno de Deus, nos ensinando a pensar, falar e viver de acordo com essa grandiosa mensagem.
O apóstolo Paulo nos apresenta em Efésios 1:10-14 uma visão de convergência em Cristo: todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra, estão sendo reunidas nele. Paulo nos lembra que fomos predestinados conforme o propósito de Deus, que faz tudo segundo o conselho de sua vontade, com o fim de sermos para o louvor de sua glória, aqueles que primeiro esperaram em Cristo.
É importante entender que, em Cristo, já recebemos bênçãos espirituais. Deus nos elegeu antes mesmo da fundação do mundo, revelando o amor eterno e imutável. Isso desafia o pensamento de que precisamos merecer algo de Deus por nossos méritos ou esforços.
Aos que já tiveram a oportunidade de visitar um orfanato e conhecer a realidade de muitas crianças, fica claro o que significa adoção. Assim como um pai ou mãe escolhe cuidar e amar uma criança, Deus nos adotou em Cristo. Este ato de amor é profundamente radical e gracioso, nos adotando com todas as nossas falhas e imperfeições.
Devemos viver integralmente para a glória de Deus, sem fragmentar nossas vidas entre o sagrado e o secular. Todas as coisas encontram seu verdadeiro significado em Cristo. Vivendo para sua glória em todas as áreas – seja no trabalho, na família, na congregação ou em qualquer outro aspecto – testemunhamos a plenitude do Evangelho.
Então, o que impede muitas vezes os cristãos de viverem completos é a divisão entre o espiritual e o cotidiano. Tudo em nossas vidas deve convergir para o louvor de Deus. Deus não faz todas as coisas simplesmente para responder nossos desejos. Ele faz tudo segundo o conselho de sua própria vontade. E essa unificação em Cristo nos chama a viver com propósito, sabendo que nossa vida está inserida num plano maior, que visa a glória de Deus.
Confiar em Deus significa conhecer e se submeter à sua vontade, sabendo que ela é boa, perfeita e agradável. Não é sobre moldar Deus aos nossos desejos, mas alinhar nossos corações ao dele, confiando que Ele está no controle e que já nos deu tudo o que precisamos para viver para a sua glória.
Categoria: evangelho