Cantando para Glorificar
Qual linguagem poderíamos emprestar para agradecer ao nosso Amigo mais querido? Esta pergunta, feita por Bernard de Clairvaux há mil anos, reflete a inaptidão das simples palavras humanas diante das grandiosas realidades da fé cristã. O tempo e as escrituras nos mostraram que a música é a linguagem que emprestamos para louvarmos e glorificarmos a Deus mais intensamente.
A música possui uma capacidade única de expressar a profundidade de nossa alegria e gratidão para com Deus. São momentos de felicidade como quando viajamos ao lado de nossos amados que sentimos essa satisfação profunda simplesmente por estarmos presentes na jornada juntos. Esse sentimento é similar quando estamos na presença de Deus. Nosso prazer em Sua presença atua como um tributo, um testemunho da imensidade de Seu valor em nossas vidas.
A Bíblia nos mostra que Deus se alegra em nosso prazer em Suas obras. Como diz o Salmo 96, "Cantem ao Senhor um cântico novo, cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra! Cantem ao Senhor, bendigam o Seu nome, proclamem diariamente a Sua salvação!". Esses versículos não são apenas um convite para nós, mas também uma convocação para proclamarmos a grandeza de Deus a todas as nações, através do cântico e da oração.
A música não apenas nos envia para nações (como em missões), mas também nos sustenta. Lembremos que, na noite de Sua traição, Jesus cantou um hino com seus discípulos antes de enfrentar seu maior desafio (Marcos 14:26). Mesmo diante da tempestade que se aproximava, o cântico trouxe uma força reconfortante.
A música também pode libertar os cativos, como Paulo e Silas orando e cantando na prisão, o que resultou em um grande terremoto (Atos 16:25-26). Isso nos lembra que a canção não é um simples ato de devoção, mas, frequentemente, um instrumento divino de libertação espiritual e física.
Portanto, ao cantarmos, seja em momentos de alegria ou dor, estamos participando de um grande movimento missionário de convocação para se alegrar em Deus. Nós, como cristãos, somos chamados a estar alegres em Deus e a proclamar essa alegria aos confins da Terra. Que nossas vidas sejam um testemunho contínuo de que nosso cântico é um reflexo direto da glória e majestade do Senhor entre as nações.
Categoria: amor