
Adoração Verdadeira
Adoração em Espírito e Verdade
A essência da nossa reunião como igreja é, antes de tudo, adoração. A pergunta que todos deveriam fazer periodicamente é: por que estamos aqui? Enquanto muitos poderiam responder que é para receber a Palavra, a resposta verdadeira é que nascemos para adorar. Nenhuma cultura escapa dessa verdade; seja nos confins da floresta ou nas cidades mais modernas, todos adoram algo. A diferença está no objeto de adoração.
Jesus, em uma conversa reveladora com a mulher samaritana, redefiniu o conceito de adoração, instruindo que não importa o local, mas sim a quem adoramos e como o fazemos. Ele destacou que a verdadeira adoração é “em espírito e em verdade”. Isso significa que, além de reconhecermos Deus como Ele se revela nas Escrituras, devemos adorá-Lo com todo o nosso ser — tanto mental quanto emocionalmente.
Mateus 15:8 diz: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Essa crítica ressalta a necessidade de uma adoração envolvida, onde a mente e o coração estão alinhados. Não podemos nos permitir adorar apenas de forma mecânica, dizendo palavras bonitas enquanto o coração está distante. Adoração verdadeira é uma resposta genuína, que inclui tanto entendimento quanto sentimento sincero de devoção.
Praticando a Adoração no Dia a Dia
Adorar em verdade não se limita a momentos formais ou somente dentro da igreja. É uma postura contínua de vida. Precisa ser exterior e interior. No céu, a adoração é completa e manifesta. Como podemos trazer essa realidade celestial para a terra? Criando atmosferas de adoração em qualquer lugar que estivermos. Isso poderia ser exemplificado por alguém transformando um ambiente gélido em uma estufa rica em vida por meio de uma mudança de atmosfera.
Mas, qual é o resultado de uma verdadeira adoração? Ela deve nos transformar, nos aproximando mais de Jesus, como um estudante que, ao final de uma aula, sai mais sábio e preparado. Devemos sair da adoração mais limpos, mais parecidos com Ele, adotando seus valores e comportamento no cotidiano.
A verdadeira adoração é um reflexo do céu na terra. Um momento em que nossas vidas são alinhadas à vontade divina, com corações desejosos de glorificar a Deus em tudo. Quando adoramos verdadeiramente, refletimos a imagem de Deus e deixamos Sua marca nos nossos corações e vidas diárias.
Reflexão \
- Como você pode adorar a Deus de forma mais plena e verdadeira em sua vida diária?
- Qual é o papel da adoração em sua vida pessoal fora do ambiente da igreja?
- Em que áreas da sua vida você precisa ver mais transformação após seus momentos de adoração?
Categoria: amor